Apesar de prosseguir com as críticas aos livros que li em 2013, vou fazer o meu wrap up do ano!
2013 foi um ano de leituras razoável. Li 19 livros (mais um do que no ano passado), mas só dois ou três me cativaram verdadeiramente. A maioria não teve grande impacto e provavelmente não será relida no futuro nem ficará na minha memória a longo prazo. Enfim, creio que isto significa um regresso aos clássicos!
Tenho três “resoluções” para o novo ano de 2014:
– Ler mais clássicos
– Ler cerca de 25 livros
– Não comprar mais livros
No outro dia estive a contar os meus TBR (To Be Read = livros que ainda não li). Cheguei à triste conclusão de que tenho 211 livros comprados e não lidos em casa. Como me sinto envergonhada em apresentar semelhante número, tomei logo uma decisão: este ano vou não vou comprar livros. Digo “não vou” porque o ano passado disse “tentar” e não consegui manter a promessa, pois tinha a margem de manobra que o verbo tentar sempre dá. Porém, este ano, vou ter mesmo de conseguir não comprar livros, caso contrário serei uma “hoarder” de literatura em vez de uma leitora assídua, o que não quero. Não gosto que os objetos, sejam eles quais forem, tomem conta da minha vida. O que entra em minha casa é usado, senão é apenas dinheiro gasto e espaço ocupado.
Contudo, abrirei uma exceção: este ano vou fazer a minha viagem de sonho a Nova Iorque! Durante esses dias não vou olhar a gastos, nem a números, nem a estantes pejadas de livros para ler. Vou perder a cabeça e comprar o que quiser. Vou deliciar-me naquelas livrarias gigantes e trazer comigo os livros que me deixem curiosa e as edições mais bonitas. E isto é uma promessa! Sem ser esta exceção, não vou comprar livros.
Sem mais demora, o meu Wrap Up do ano (por ordem cronológica de leitura):
– What I Loved, Siri Hustvedt
– O Século XX Português, José Miguel Sardica
– Alone in Berlin, Hans Fallada
– O Rapaz do Pijama às Ricas, John Boyne
– Blankets, Craig Thompson
– Living Alone and Liking It, Barbara Feldon
– Noturno Indiano, Antonio Tabucchi
– A Year in the Merde, Stephen Clarke
– O Isqueiro de Oiro, Dick Haskins
– A Cidade de Ulisses, Teolinda Gersão
– Inferno, Dan Brown
– O Coelho Pedro e outras histórias, Beatrix Potter
– Dead Man’s Folly, Agatha Christie
– Na Síria, Agatha Christie
– Os Três Imperadores, Miranda Carter
– O Álibi Perfeito, Patricia Highsmith
– O Caso Jane Eyre, Jasper Fforde
– The Testament of Mary, Colm Toibin
– Voo na Noite, Saint-Exupéry