Bibliotecas do Mundo · Literatura Portuguesa

Biblioteca Galveias

Uma das bibliotecas que mais frequento em Lisboa é a Biblioteca Palácio Galveias, nas Avenidas Novas, junto ao Campo Pequeno.

IMG_8613

Esta biblioteca pública entrou em funcionamento em 1928, quando a Câmara Municipal de Lisboa adquiriu o antigo palacete. Apesar de se encontrar no centro da cidade, o palácio foi originalmente construído para servir de casa de campo aos Marqueses de Távora, que o viram confiscado pelas autoridades em 1759 aquando do processo que os opôs ao então primeiro-ministro do reino, Marquês de Pombal, no famoso caso Processo dos Távoras. Em 1801 foi adquirido pelo 5º Conde das Galveias sofrendo obras de restauro e adquirindo o nome pelo qual ainda hoje é conhecido.

IMG_8611

Enquanto biblioteca, o Pálacio Galveias sofreu obras de restauro em 2015, transformado-se num local mais agradável e preparado para receber estudantes e leitores. Com um acervo de 120 mil documentos, é um lugar de consulta e de empréstimo de livros, possuindo cerca de 320 lugares sentados. Dispõe ainda de uma grande zona infantil, de um jardim com pavões e estátuas, e de um quiosque-café com esplanada.

Uma das suas salas mais bonitas e emblemáticas alberga a Livraria Municipal de Lisboa, e serve não só de área de estudo como também de sala de lançamento de livros (fora do horário da biblioteca). Recebeu o nome Sala José Saramago porque o escritor vencedor do prémio Nobel costumava frequentar a biblioteca na juventude.

IMG_8612

Apesar de não ser muito grande, a Biblioteca Galveias é uma das mais bonitas e frequentadas da cidade de Lisboa. Recomendo uma visita seja para fazer o empréstimo de um livro ou simplesmente para ver o edifício histórico. Vale realmente muito a pena.

IMG_8610

Deixe um comentário