Uncategorized

After Dark, Os Passageiros da Noite

Haruki Murakami foi-me aconselhado por uma amiga conhecida no nosso grupo por ter um gosto bom, moderno e alternativo no que à cultura diz respeito. Geralmente, o que ela me aconselha choca com o meu gosto pessoal de forma positiva, e Murakami não foi excepção.
After dark, Os Passageiros da Noite é um livro muito intenso sobre os sonanbulos e a vida nocturna de uma cidade grande japonesa. Aqui as personagens não abundam, conhecemos apenas a jovem Mari, que passa as noites a ler num café chamado Denny´s, que se cruza com um rapaz, Takahashi, que aproveita a noite para tocar com a sua banda. É a partir desta relação, que no inicio não se percebe muito bem se começa por amizade ou por uma atracção física, que ficamos a conhecer os dramas das personagens e da cidade onde residem, que opera aqui como metáfora para todo o Japão, e o porquê de uma visão tão triste, própria e, ao mesmo tempo, esperançosa do mundo.
Sem ser um livro moralista, longe disso, Murakami alerta-nos para a solidão da modernidade, para o ritmo da noite, completamente distinto do do dia, e que traz consigo uma identidade mais obscura, suja e até criminosa, e para o perigo dos novos valores sociais que dão mais importância ao superficial do que à pureza de espírito.
After Dark, Os Passageiros da Noite é uma obra que aconselho vivamente.
Depois deste primeiro contacto com o trabalho de Murakami, fiquei certamente com mais vontade e curiosidade de ler os seus outros títulos. Obrigada, amiga.

Deixe um comentário