Literatura Norte-Americana

A Visita do Brutamontes

AVisitFromTheGoonSquad

Tinha este livro na minha estante desde 2011, ano em que foi galardoado com o prémio Pulitzer. Nunca me tinha apetecido lê-lo, mas, não sei porquê, no final do ano peguei nele e decidi torná-lo a minha última leitura de 2017.

A Visita do Brutamontes ou A Visit from the Goon Squad (2010), já que o li em inglês, é uma obra surpreendente graças sobretudo à maneira de como está escrita. Jennifer Egan brinca com a noção de tempo e escreve várias histórias que se vão entrelaçando não linearmente ao longo do livro e nos vão dando conta de como os anos passam para as personagens. É uma experiência muito interessante para o leitor que deve estar atento para não perder o fio à meada. O tema da obra é a mudança na cena e na indústria musicais americanas, desde os anos 70 até à atualidade, e, caso haja personagens principais eu diria que são Bennie, produtor musical, e Sasha, uma cleptomaníaca que, a certa altura, acaba por trabalhar como sua assistente. No final da história, há inclusive um capitulo engenhoso totalmente escrito em PowerPoint.

Trata-se de um livro muito curioso e original. A narrativa, embora estranha, prende-nos com grande facilidade e como exercício literário eu diria que está muito bem conseguido e que é diferente de tudo o resto, daí, creio, ter ganho o Pulitzer. É difícil afirmar se permanecerá no cânone ou se foi apenas uma divertida história passageira, só o tempo, que é um rufia, o dirá. De qualquer forma, enquanto este não nos apanha, recomendo a sua leitura.

Deixe um comentário