Literatura Britânica

Um Espião Perfeito

Dois meses! Demorei dois meses a ler este livro! A que devia ter sido a minha última leitura de 2014 acabou por ser a primeira de 2015.
O Espião Perfeito (1986) é considerada a obra prima de John Le Carré, escritor britânico de romances policiais e ex-espião do MI5 e MI6, cujos livros são muitas vezes adaptados ao cinema. Este, em particular, conta a história de vida de Magnus Pym, um oficial britânico e agente duplo que trabalha ao mesmo tempo para a Inglaterra e Checoslováquia, no tempo da guerra fria. A história é contada de forma não linear, alternando entre o presente (Pym fugitivo por se ter descoberto que é traidor), e o passado, o crescimento com um pai corrupto e vigarista que nutre pelo filho um amor incondicional e para o qual tem grandes expectativas. 
A escrita do autor não é fácil, razão pela qual demorei mais tempo a ler o livro do que gostaria (e a verdade é que a tradução portuguesa que li também não ajudou). Penso que, apesar de brilhante, a história não prende o leitor e torna-se, por vezes, confusa. Ainda assim, nunca me passou pela cabeça abandonar a leitura. Sempre reconheci o valor da narrativa e quis saber o final, o estilo é que não me conquistou.
Seja como for, aconselho O Espião Perfeito, de John Le Carré, por ser diferente, por ser um clássico policial, e pelo final (que vale o esforço). 

Deixe um comentário