Literatura Britânica · Literatura Juvenil

The Ocean at the End of the Lane

Neil Gaiman é um dos autores preferidos dos “booktubers”. Mais conhecido por escrever livros para crianças e jovens adultos, tem estatuto de estrela no Reino Unido (onde nasceu e reside) e não há obra que publique que não seja um sucesso.
Incluindo The Ocean at the End of the Lane (2013). Bestseller em vários países, decidi comprá-lo por ter tido uma grande aceitação na comunidade de leitores do Youtube. Contudo, foi uma das leituras de que menos gostei este ano. A história centra-se na infância do próprio Neil Gaiman que nos conta como foi viver numa família aparentemente disfuncional e encontrar um novo sentido para a vida junto a umas vizinhas estranhas, possuidoras de poderes mágicos. Tudo começa quando o pai trai a mãe com a babysitter que Gaiman detesta, e este engendra um plano com as vizinhas para afastá-la da sua casa e da sua vida.
No início, a leitura foi bastante agradável. A narrativa tinha pés e cabeça e a história era interessante. No entanto, quando as vizinhas revelam que têm poderes e que podem fazer desaparecer a babysitter, que na realidade é uma bruxa, a história deixou de fazer sentido para mim. A linha condutora perdeu-se completamente, houve questões que foram deixadas em suspenso sem nenhuma conclusão, e, apesar de o final não ter sido mau, foi mais do que esperado. 
Como este livro de Neil Gaiman não me entusiasmou particularmente, acho que não continuarei a seguir a sua obra. É pena, pois este escritor sempre me despertou uma grande curiosidade devido ao êxito que tem junto dos “booktubers”. Mas, enfim, embora parecidos, os gostos nunca são iguais. 

Deixe um comentário