Rob Roy é um romance de 1817 e foi escrito pelo maior nome da literatura escocesa, Sir Walter Scott, um importante escritor (criador do romance histórico), dramaturgo e advogado de Edimburgo que para além desta obra escreveu ainda Ivanhoe, O Talismã e Waverley.
«Rob Roy trata-se de um romance histórico de suspense e ousadia, passado nas vésperas da sublevação jacobita de 1715. Francis Osbaldistone é enviado, no seguimento de uma desavença com o pai, para a propriedade de Sir Hildebrand Osbaldistone, seu tio, em Northumberland. Quando Francis descobre que o seu traiçoeiro primo, Rasleigh, um intruso jacobita, está interessado na bela Diane Vernon e planeia provocar a ruína financeira da família, Francis dirige-se à Escócia em busca do auxilio do temível fora da lei Rob Roy MacGregor (que só aparece a meio do livro).
Rob Roy move-se ao longo de uma vigorosa e colorida tela que liga o mundo da firma mercantil de Londres, Osbaldistone e Tresham, ao remoto esconderijo nas montanhas de Rob Roy e dos membros do seu clã, numa maravilhosa historia de heroísmo, romance e aventura.»
Várias vezes adaptado ao cinema, este clássico da literatura britânica consta ainda do livro Os 1001 livros que deve ler antes de morrer.
Decididamente a não perder. Adorei.
